A palavra discipulado vem do latim discipulatu e significa “aprender”, “aprendizagem”. Relaciona-se com a palavra tirocínio, que significa: “aprendizado; exercício; prática de determinadas funções como exercício preliminar para o desempenho delas”.
Percebe-se, então, que o discipulado é um processo de ensino-aprendizagem, onde o que ensinar aprende com o que é ensinado e vice-versa, e o foco é formar novos discipuladores, já que a Visão não pode parar.
BENEFÍCIOS DO DISCIPULADO NA IGREJA
1.Estimula o crescimento espiritual = Enquanto o discipulado vai se comprometendo na obra, o amor pelas vidas vai aumentando e a busca pelo conhecimento de Deus é inevitável, ocasionando um avivamento permanente.
2.Promove o crescimento numérico = O crescimento quantitativo é precedido pelo qualitativo, com o qual se fará uma semeadura provida de todos os cuidados necessário para que haja uma boa colheita. Mt 13.23
3.Formação de crentes enraizados = O discípulo faz o novo crente firmar – se como raiz profunda. Com isso teremos uma redução de números de desviados, que tem sido considerado.
4.Obreiro bem preparado = Os melhores obreiros foram os que receberam boa formação no inicio da sua fé. Crentes bem adestrados para pelejas, não se embaraçam com falsas doutrinas, mas sabem refutá-las com sabedoria e mansidão, pela palavra de Deus.
PORQUE DEVEMOS FAZER DISCIPULADO
1. Porque é uma ordem divina, Mt 28.19,20.
2. Porque a igreja primitiva fez.At 2.42 – 47
3. Porque estamos nos últimos dias. Mt 24.10 – 44
4. Porque o crescimento será geométrico. II Tm 2.2